VW XI - NA ESCOLINHA

 

VW XI - NA ESCOLINHA

Jacy de Souza Mendonça



23/03/2019



Como escrevi, a escolinha VW-SENAI, quando assumi a Diretoria de RH, já era modelar. Fora montada e equipada de forma exemplar e era dirigida por pessoal competente e dedicado. Uma turma de estudantes fazia o curso regular pela manhã e o profissionalizante à tarde, enquanto outra turma invertia o horário. Os formados tinham estágio ou até emprego garantidos na empresa. Por isso, os funcionários disputavam as vagas para seus filhos e era difícil a admissão de pessoal externo.

Preciso fazer um parêntesis para informar que, entrementes, a VW assumira o patrocínio das Aldeias SOS em São Bernardo do Campo. Uma pessoa amiga cedera um terreno de sua propriedade no Riacho Grande, nas imediações de uma escola ali a empresa construiu um conjunto de residências e selecionou casais para ocupá-las, com a obrigação de receberem crianças órfãs, de preferência recém nascidas, para criarem como pais. O pessoal VW controlava a fidelidade e eficiência do trabalho dos casais e dava assistência às famílias assim constituídas. Havia também pessoas que, atraídas pela empresa, contribuíam para as despesas das famílias. Uma vez ao ano realizava-se no local uma festa com o propósito de divulgar o empreendimento e arrecadar recursos para ele. Quando atingiam a idade de ingressar no então denominado ginásio, aquelas crianças eram matriculadas na escolinha VW-SENAI, que as preparava também para o período laboral. Cuidou sempre a VW para que tudo isso permanecesse em absoluto sigilo, pois não queria que fosse utilizado em benefício de imagem para a empresa.

Anualmente, nas solenidades de formatura, eu costumava participar e dirigir algumas palavras de estímulo e cumprimentos aos que concluíam o curso. Aconteceu, em determinado ano, que entre os formandos havia um originado das Aldeias SOS, fato do absoluto desconhecimento de professores e colegas. Caí, no entanto, na esparrela de festejar o evento dizendo, entre outras coisas, que um dos formandos (apesar do desconhecimento geral) era originário das Aldeias. Ele explodiu em choro e eu fiquei arrasado...