NOTAS PARA O ESTUDO DO HOMEM
 

 

O que separa o Homem dos demais seres: uma nota para um tema importante

Ricardo Gustavo Garcia de Mello

Nossos conceitos vitais são de ordem moral, espiritual e estética. Não são dados pela “Mãe Terra”, mas constructos edificados pela psique. Os conceitos: belo e feio útil e inútil justo e injusto bem e mau amigo e inimigo. Só podem ser imaginados por seres humanos. E só o homem pode organizar sua vida a partir de uma escala de valores que vão orientar suas ações. Não é o habitat ecológico, mas o habitat cultural que orienta a práxis humana.

A cultura é o mundo habitado pelo homem. O habitat humano não é constituído só de animais e plantas, mas de símbolos e valores. 

Existem diferenças entre o ser humano e os demais seres mundanos, animais e plantas, que não é só de graduação evolutiva – o homem não é só o animal mais evoluído – existe uma diferença substancial entre o ser humano e os demais seres mundanos. Só o ser humano é provido de psique, alma ou mente. A psique humana é constituída de inteligência, vontade, sentimentos e imaginação.

A inteligência é a capacidade de conhecer as coisas em si, separando a especificidade do que é geral, o homem sabe o que é um cachorro mesmo nas suas diferenças raciais. A vontade é capaz de eleger mentalmente um bem ou ideal que independe das necessidades puramente biológicas, e desejá-lo acima das suas necessidades biológicas. O homem foi o único ser capaz de elevar os instintos de apego e raiva às categorias de amor e ódio. E a imaginação é um dos traços exclusivos do psiquismo humano, só o homem detém a capacidade mental de pensar em coisas ausentes e que não existem.

O homem é superior aos animais mesmo naquilo que o consideram inferior.

Fontes:

Observação: O programa “O outro lado da Notícia”  é dedicado ao balança crítico do conteúdo da mídia sobre política externa, relações internacionais e globalização. Mas também o autor, Heitor De Paola, faz análises preciosas sobre a psique humana e os temas da psicanálise.

ZUBIRI Xavier, Inteligência e Realidade, 2011, É Realizações, São Paulo

DE CARVALHO, Olavo, História essencial da filosofia – aula 16: Xavier Zubiri e a escolástica, É Realizações, São Paulo